PROJETOS MUSICAIS

PROJETOS:


ADYLSON GODOY & CLAUDIA SOUZA

NO MUNDO DA BOSSA


A história da Bossa Nova, contada por Adylson Godoy, inicia sua jornada em 1916 com o surgimento do primeiro samba gravado "Pelo Telefone" de composição de Donga e prossegue os anos vindouros com sucessos de Lupicínio Rodrigues, Ataulfo Alves, Zé Maria, Alvaiade, Patrício Teixeira, Ary Barroso, entre outros. Como cantora convidada está Claudia Souza e a dupla segue acompanhada por um trio, quarteto ou quinteto.






ADYLSON GODOY - 60 ANOS DE SAMBA JAZZ



O Jazz exerceu uma forte influência na música brasileira.

Muitos músicos improvisadores como: Johnny Alf, Tom Jobim, Carlos Lyra, Marcos Valle, Roberto Menescal, entre outros, absorveram estas informações, contidas nas estruturas harmônicas e aplicaram em suas composições.

Adilson Godoy não fugiu à regra, e contribuiu muito com suas próprias composições. Seus temas em Samba Jazz, como: Zimbosamba, Zero-Hora, Insolação, Samba 40 Graus, gravados por Zimbo Trio e Bossa Jazz Trio; Sou Sem Paz, gravado por Elis Regina e outros intérpretes; também foram reproduzidos por vários grupos instrumentais, como: Zimbo Trio, Bossa Jazz Trio, Guinga, Quincas e os Copacabanas, entre outros.

Por trás dessas músicas que influenciaram as composições de Adylson Godoy, existe toda uma história que começa com a Orquestra de Dizzy Gilespie, quando ouviu pela primeira vez na década de 50. Neste show, o pianista estará rememorando esses e outros episódios da sua história. Vai valer a pena.

A apresentação será de piano solo, com suas composições e de autores brasileiros como: Carlos Lyra, Tom Jobim, Marcos Valle, Roberto Menescal e dos internacionais: Dave Brubeck, Leonard Bernstein, entre outros, com releitura em Samba Jazz.


https://youtu.be/bq85VBUiDz8


  
ETERNOS FESTIVAIS:


Eternos Festivais é um projeto musical preocupado em resgatar a memória histórica cultural e social da Música Popular Brasileira da década de 60/70.

Estas obras e seus autores marcaram época e até hoje guardam expressiva notoriedade e popularidade dentro da MPB.




JAZZ LATINO:


Este projeto apresenta vários standards do Jazz gravados na formação de quinteto ou trio por músicos jazzistas brasileiros e americanos.

O desenvolvimento da composição jazzística tem no seu campo criativo autores como: Cole Porter, Dave Brubeck, Dizzy Gillespie , Leonard Bernstein e no campo nacional obras de Adylson Godoy.

É feita uma homenagem ao grande saxofonista brasileiro José Godinho Filho (Casé) já falecido, que se tornou internacionalmente conhecido por seu talento como improvisador.

O projeto Jazz Latino está gravado por Adylson Godoy , com composições próprias, num CD intitulado “Dia Novo”.





ERUDSON:

Erudsom traz a música popular para o som com características eruditas, possibilitando a execução de obras especialmente compostas para esse projeto.

O trabalho visa abrir um espaço para que músicos improvisadores, dentro de uma orquestra, possam criar solos, com acompanhamento, já inserido no contexto da peça.





Composta por Adylson Godoy em 1990, esta Rapsódia possui 4 movimentos. O vídeo se refere ao 1° movimento (Allegro), gravado ao vivo no espetáculo "Três Irmãos Três Histórias" realizado no auditório Ibirapuera - SP em 2009 com a Orquestra Arte Viva sob a regência do maestro Amilson Godoy, tendo como solista ao piano Adylson Godoy.




Esta apresentação aconteceu no Espaço Cachuera - SP, durante a gravação do DVD Erudsom, em 2010.
A gravação teve a participação da São Paulo Wind Ensemble, sob a regência de Mônica Giardini.
O video faz parte da Rapsódia n° 1 para piano e orquestra, contendo 4 movimentos.
"todos os direitos reservados"




Este vídeo apresenta o 4° movimento da Rapsódia n° 1 para piano e orquestra, dentro do Projeto Erudsom, executada pela Orquestra Jovem Tom Jobim, no Memorial da America Latina na integra ( 4 movimentos) em 2004, sob a regência do maestro Roberto Sion.
Esta obra foi composta e instrumentada por Adylson Godoy.
"todos os direitos reservados "





Esta peça, composição de Adylson Godoy, faz parte do projeto Erudsom num formato de camerata.

Este show foi realizado no Auditório Ibirapuera em São Paulo durante a gravação do DVD "Três Irmãos Três Histórias".
Esta peça foi escrita para 2 pianos, cello, clarinete, contrabaixo e bateria.
Músicos participantes: Adylson Godoy (piano), Frederico Godoy (piano), Teresa Cato (cello), Gerson Galante (clarinete), Manoel Cruz (contrabaixo) e Lilian Carmona (bateria).


O FINO DA BOSSA:

O Programa “O Fino da Bossa” foi o mais importante movimento musical apresentado pela TV Record na década de 60.

Esse programa foi liderado por Elis Regina. Elis também foi responsável pelo lançamento de artistas jovens e repertório de alta qualidade.

Um ponto marcante desta época foi a gravação ao vivo na TV Record do LP Dois na Bossa vol 2 por Elis Regina e Jair Rodrigues com o Quinteto do pianista Luiz Loy.

Adylson Godoy foi o arranjador e o diretor musical deste significativo evento.

Este momento é relembrado neste show “ O Fino da Bossa vol 2”, onde Adriana Godoy, cantora, aparece juntamente com Jair Rodrigues e o quinteto de Adylson Godoy trazendo para os tempos de hoje um momento histórico/cultural relevante.


O Show " Dois na Bossa - vol 2", apresenta os arranjos originais feitos pelo maestro Adylson Godoy, para LP homônimo, gravado por Elis Regina e Jair Rodrigues, em 1966, no Teatro Record,com o quinteto de Luiz Loy e direção musical de Adylson Godoy.

Espetáculo gravado no Sesc Bauru -SP em agosto de 2011.

Musicos participantes: Adylson Godoy (piano),Jair Rodrigues, Adriana Godoy, Rogério Botter Maio (contrabaixo), Celso de Almeida (bateria),Paulinho (violão),Ubaldo Versolato (sax alto), Sidmar (Jazz) Vieira (trumpet)


TRIOS BRASILEIROS:

Este projeto tem objetivo de divulgar a participação e a importância que tiveram os Trios ( piano, contrabaixo, e bateria), na divulgação da maioria das obras compostas por autores da MPB , na década de 60 e 70.

É importante destacar a participação histórica que tiveram os Trios responsáveis por essa modalidade no Brasil com atuação decisiva como: Tamba Trio, Zimbo Trio, Jongo Trio, Bossa Jazz Trio, Milton Banana Trio, Pedrinho Mattar Trio, Som Três e outros.

A nova geração de músicos instrumentistas, através da divulgação e atuação desta formação instrumental, encontrará um incentivo e apoio nesta forma de tocar.




O show "Trios Brasileiros" retrata uma fase importante da música instrumental brasileira, pois registra o aparecimento de trios instrumentais formados por piano, baixo e bateria.

Esse video foi gravado no Teatro São Pedro - SP em 2007, após ter sido premiado pelo ProAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Os músicos que participaram deste video são: Piano - Adylson Godoy,
Contrabaixo - Rhandal Oliveira e Bateria - Lilian Carmona.

Na versão mais recente, o Projeto Trios Brasileiros está sendo executado por Adylson Godoy (piano), Marcelo Rocha (contrabaixo) e Edson Ghilardi (baterista). (Vídeo abaixo)









UM PIANO, SUA HISTÓRIA, SEUS ESTILOS E SEUS MESTRES:


Neste projeto Adylson Godoy conta a história do Piano desde a sua origem até nossos tempos.

Adylson mostra os estilos e seus mestres na forma de tocar desenvolvidos e apresentados por vários pianistas brasileiros e americanos, que sofreram influências jazzísticas em suas performances.